O consumo da água na agricultura

O consumo da água na agricultura é uma questão que vem sendo bastante abordada, afinal os benefícios do uso sem desperdício são comprovados com estudos científicos realizados nas últimas décadas. Essa economia de água pode ser realizada por meios de irrigação alternativos, como o reaproveitamento e controle dos recursos hídricos. Para saber como economizar, continue lendo.
O desafio da economia no consumo da água na agricultura
Muitos projetos e tecnologias já estão sendo implantadas no campo, enquanto outras ainda estão começando a despertar o interesse dos produtores rurais. Uma das técnicas mais comuns é a irrigação por gotejamento, o que garante uso controlado de água, diminuindo o desperdício e evitando a evaporação.
A agricultura é a atividade socioeconômica que mais utiliza água no mundo, sendo responsável por cerca de 70% de toda a água consumida no planeta. Porém, muitos especialistas reforçam que essa atividade é necessária para a sociedade e defendem que grande parte do consumo da água na agricultura continua na natureza, seja por evaporação ou penetração do solo, devolvendo a água para o lençol freático.
Formas de economizar no consumo da água na agricultura
Com a tecnologia, os ganhos socioambientais aumentam satisfatoriamente e os sistemas de irrigação se tornam alternativas para evitar o consumo excessivo de água na agricultura. Os principais sistemas de irrigação que auxiliam na economia de água são:
- Microaspersão: Sistema que consiste na instalação de pequenos aspersores responsáveis pela distribuição de água. São utilizados mais próximos do solo do que a irrigação tradicional, o que evita evaporação.
- Irrigação por gotejamento: Sistema em que são projetadas algumas extensões, que são os gotejadores. Ideal para economia, pois utiliza uma quantidade mínima de água, despejada no solo em forma de gotas.
- Em casos de lavouras com alta extensão, pode haver inviabilidade com algumas técnicas, ainda assim é possível economizar água por meio de aquisição de equipamentos que controlem os níveis das irrigações, controlando a vazão de água conforme a necessidade do solo.
- Água da chuva: Pode ser a alternativa ideal para propriedades rurais onde não existem tecnologias para controle de uso da água, junto com a preservação do solo, para evitar a degradação dos cursos d’água.
O país ainda necessita de reeducação social para a aumentar a economia do consumo da água na agricultura e modernizar a agricultura, investindo para que produza sem prejudicar o meio ambiente. Na Safra irrigação você encontra sistemas de irrigação que auxiliam na economia desse consumo de água. Conheça nossos produtos e saiba como aplicá-los em sua propriedade.