Motores de popa e rabeta: entenda as principais diferenças

Vários fatores podem influenciar no bom desempenho de uma lancha e, dentre eles, um que se destaca é o motor. Por isso, é comum que vários proprietários tenham dúvidas sobre qual tipo de propulsão escolher.
Para ajudar a sanar essas dúvidas, no artigo de hoje explicaremos algumas diferenças entre os dois principais tipos de motores dessas embarcações, os de popa e centro-rabeta.
Conhecendo um pouco mais os motores de popa e rabeta
O Motor de Popa é completamente externo e se localiza na parte traseira da embarcação, chamada de popa (daí o nome). Seu combustível sempre é gasolina e tem uma potência que pode variar entre 3 e 350hp.
Eles possuem dois tipos de variação: a 2 tempos (que pode ter carburação ou injeção eletrônica) e a 4 tempos (que é feita exclusivamente com o sistema de injeção eletrônica).
Já o Motor de Rabeta fica embutido no casco, mantendo apenas a hélice posicionada externamente. Sua potência varia entre 135 a 430hp, em 4 tempos com injeção eletrônica. Seu combustível pode ser gasolina ou diesel.
Motores de popa e rabeta: entenda a diferença de preço.
Apesar de possuírem um preço equilibrado quando comparados em uma potência parecida, existem opções de motores de popa mais baratos que os de rabeta. Isso se deve ao fato de que existem motores de popa com potências bem menores. Há motores de popa a partir de 3 hp, ao passo que o menor valor de rabeta é 135 hp.
Ou seja, a variedade de opções de potência de motores de popa permite uma maior diferença de valores financeiros. Mas, se pegarmos os dois tipos de motores com uma potência parecida, ambos com 200 hp, por exemplo, os preços serão semelhantes.
O tamanho do barco influencia na hora de escolher entre motor de popa e rabeta
Como dito anteriormente, a potência de motores de rabeta parte de um número maior que o de popa, então, para embarcações menores e que não necessitam de um motor tão poderoso, o de popa é uma boa escolha. Um modelo de 16 pés, por exemplo, pode acabar se adaptando bem a motores entre 40 e 90hp.
Motores de popa e rabeta: a diferença de praticidade e espaço
Por ser interno, as embarcações que optam por um motor de rabeta ganham bastante espaço e área útil na popa. Como não ficam expostos, permitem dar maior destaque ao design próprio da lancha.
Já os motores de popa diminuem a área útil da embarcação por ocuparem um espaço externo. Seus designs têm ficado cada vez mais bonitos e harmoniosos, uma vez que são expostos e a acabam sendo vistos frequentemente.
Em relação ao peso, é comum que, ao se considerar dois motores de mesma potência, o de popa tenha até metade do peso de um motor de rabeta.
Agora cabe a você pensar na sua embarcação e em qual motor atende melhor às suas necessidades. Busque por marcas com credibilidade e compre de quem oferece o melhor e está pronto para oferecer a assistência que você precisa.
Para qualquer dúvida, entre em contato clicando aqui. Nossa equipe estará sempre pronta para te ajudar!