Irrigação no inverno: Como cuidar das plantações

O clima é uma preocupação para os produtores, e a geada pode causar graves danos a agricultura, trazendo prejuízos na produção. E a irrigação no inverno pode evitar alguns danos causados pelo congelamento do vapor d’água.
Para saber sobre a irrigação no inverno, continue lendo.
Prejuízos do inverno nas plantações
Os prejuízos vão depender muito da espécie cultivada, da intensidade do fenômeno e da fase de desenvolvimento da cultura. O que acontece basicamente é a morte das plantas ou de parte delas por conta do congelamento dos tecidos vegetais devido à baixa temperatura. Ela congela a água que está na atmosfera, causando a geada.
Como a irrigação no inverno pode auxiliar a diminuir os danos da geada?
Os danos da geada podem ser diminuídos quando utilizamos a irrigação no inverno. A técnica mais utilizada é a de aspersão, mas deve ser utilizada de forma uniforme e em um momento específico na plantação para que a aplicação da água tenha efeito.
Como a irrigação no inverno beneficia as plantações
A água cria uma camada protetora na plantação, já que a temperatura terá que congelar primeiro o que estava sobre a planta para depois atuar nas folhas de fato.
Em casos do pivô central, utilize a velocidade máxima do equipamento com 100% de sua capacidade de irrigação no inverno, jogando tudo para a parte mais baixa do terreno. Isso garante que as plantas com mais probabilidade de serem atingidas pela geada estejam molhadas e o estrago se evite.
Porém, atente-se a essa dica: a irrigação no inverno não deve ser feita no dia que antecede a geada e apenas no momento do fenômeno, já que se for feita antes pode potencializar o estrago causado por ela.
Na Safra Irrigação você encontra uma variedade de produtos para irrigação para evitar possíveis danos causados pelo inverno. Acesse nosso site e faça já um orçamento.