Como instalar uma bomba submersa em poço?

As bombas submersas são as mais recomendadas para os poços artesianos e, para que uma bomba d’água desse tipo seja instalada com sucesso no local apropriado, tudo vai depender da profundidade do poço e da qualificação da mão de obra responsável pela perfuração e construção do local.
Para instalar a motobomba em poço é preciso ter um cabo de segurança, isso vai da escolha do cliente, podendo ser uma corda, um cabo de aço ou uma corrente.
A estrutura do poço consiste no espaço para abrigar o equipamento de bombeamento e o conduto vertical, que irá carregar a água do aquífero até a motobomba.
Após perfurado, o poço deve ser coberto com tubos de aço para isolar a obra da camada superficial e evitar o desmoronamento e possíveis contaminações. Caso haja obrigação, o poço deverá ser reaberto para instalação de tubos de maior diâmetro ou para a instalação de filtro e pré-filtro.
A etapa final do desenvolvimento do poço é feita pelo compressor ou pela bomba submersa, para retirada de resíduos e realização a passagem de alto volume de água. Após esse procedimento, são feitas a cimentação e a laje de proteção sanitária para perfeito isolamento, além do teste de verificação de vazão, quando será coletada uma amostra da água para análise.
Como funciona a bomba submersa em poço?
A função das bombas submersas em poços artesianos é carregar líquidos, em especial a água , durante o processo de bombeamento.
Elas atuam em meio ao composto que vai ser bombeado, funcionando de maneira permanente dentro da água. Seus modelos são capazes de funcionar no máximo 20 metros de profundidade , variando de acordo com cada produto e marca.
Qual a potência perfeita de uma motobomba?
A potência varia de acordo com a pressão e vazão de cada poço.
Onde encontrar a bomba ideal para o poço artesiano?
Para qualquer modelo ou marca, conte com a Safra Irrigação. Temos um amplo estoque de materiais para irrigação. Conheça nossos produtos, entre em contato conosco ou faça já seu orçamento rápido.
(Redação e edição: Jornalista José Souza/Safra Irrigação)