Como e quanto utilizar a bomba caneta

A bomba caneta é uma bomba submersa usada principalmente em poços artesianos ou semi-artesianos. Esse nome se deve à aparência da bomba, que possui formato cilíndrico fino, o que lembra uma caneta.
Para entender por que, como e quando usar a bomba caneta, continue lendo o texto.
O que é uma bomba submersa
As bombas submersas são equipamentos que funcionam dentro da água, e sua principal função é pressionar líquidos, que pode ser água ou não, durante o processo de bombeamento. Elas trabalham em meio ao composto que será bombeado, ou seja, funcionam de forma permanente dentro da água, e seus modelos são capazes de funcionar a no máximo 20 metros de profundidade.
A maioria delas conta com um sistema de bombeamento elétrico submersível (ESP), que ajuda a reduzir a pressão do fluxo e a aumentar a pressão no fundo do poço. É importante lembrar que esse tipo de bomba pode ter diferentes dosagens e velocidades. Por isso deve-se atentar às características dos equipamentos antes de escolher
O que a bomba caneta faz
A bomba caneta é instalada na vertical em poços artesianos, semi-artesianos e freáticos, reservatórios abertos e cisternas, para bombear a água subterrânea para o abastecimento residencial ou industrial.
Esse tipo de bomba também pode ser usado para a irrigação na agricultura, para o abastecimento rural em grandes distâncias, no rebaixamento do lençol freático para a construção civil e na mineração, para o escoamento e a drenagem de água de superfície, a transferência de água bruta, a lavagem do minério e a eliminação de poeira.
A bomba caneta pode ser encontrada em várias polegadas entre 2 e 8, sendo que o seu tamanho deve ser relacionado ao diâmetro do poço onde será instalada.
Instalação
Para a instalar a bomba caneta com segurança, é importante avaliar alguns fatores como a profundidade do poço, a vazão, o diâmetro, o nível dinâmico e o nível estático do poço, para calcular qual bomba submersa será usada no projeto.
- A profundidade útil é a distância total medida desde a superfície até o fundo do poço;
- A vazão é o volume de água que o poço é capaz de extrair por hora;
- O diâmetro precisa ser calculado para comportar a bomba caneta de diferentes polegadas;
- O nível dinâmico corresponde à profundidade do nível de água do poço, bombeado a uma dada vazão, medida em relação à superfície do terreno no local;
- O nível estático, por sua vez, é a profundidade do nível de água do poço em repouso, ou seja, sem nenhum bombeamento, que será medida em relação à superfície do terreno no local.
Depois de reunidas essas informações e de contar com mão de obra especializada, o primeiro passo é ter um cabo de segurança, de preferência de aço inox. Confira todo o cabeamento e seu devido travamento antes de realizar a imersão da bomba caneta.
Para evitar a queda da bomba caneta no fundo do poço, em casos de rompimento da tubulação, é recomendável ainda amarrar a bomba caneta usando o olhal que fica localizado bem próximo ao bocal de saída.
Deve-se usar um quadro de comando de proteção (QCP) adequado para o acionamento do eletrodo de nível. É preciso instalar o quadro de comando de acordo com as especificações informadas pelo fabricante.
O eletrodo ajuda no controle do nível de água que será produzido pelo poço artesiano, mas seu uso não é obrigatório. Ele será acionado pelo QCP, e é usado especialmente na proteção de uma bomba submersa instalada em um poço. Sua função é automatizar as funções de liga e desliga da bomba caneta, de acordo com a subida e a descida da água dentro da tubulação.
Na Safra Irrigação você encontra diversos tipos de bomba caneta. Visite agora o nosso site para fazer um orçamento ou ligue para nossa equipe no telefone (62) 3928-4030.