Aprenda a irrigar sua plantação de cana-de-açúcar

Desenvolver boas técnicas para irrigar a cana-de-açúcar é fundamental devido à sua importância. Ela possui produção mundial e é uma importante fonte econômica e produtora do que todos utilizam: o açúcar.
Como em várias outras produções, irrigar a cana-de-açúcar impacta diretamente no volume de produção. Algumas safras brasileiras já sofreram queda de resultados decorrente de crises hídricas, influências climáticas e aplicação inadequada de técnicas. Por isso, os estudos de novas alternativas deve ser contínuo e acompanhar as transformações do ambiente.
Uma irrigação adequada deve oferecer:
- Aumento dos canaviais;
- Redução de tratos culturais;
- Redução de riscos durante a produção;
- Diminuição de custos;
- Economia de água;
- Facilitação de planejamento (plantio e colheita);
- Entre outros
Dentre as várias formas de irrigar a cana-de-açúcar, o método de gotejamento tem sido o que mais se adequa aos requisitos apresentados.
A cana-de-açúcar e o gotejamento
A implantação de um sistema de gotejamento acumula vantagens para o cultivo de cana-de-açúcar. Comparado aos outros, ele oferece com maior qualidade a redução de evaporação da água e danos mecânicos ao sistema, além de melhor eficiência dos fertilizantes aplicados.
Porém, as condições da área de cultivo devem ser bem analisadas antes da escolha do método. Ao verificar a disponibilidade de implantação do gotejamento para irrigar a cana-de-açúcar, fique atento à:
- Disponibilidade da água;
- Ambientes de produção;
- Contratos de locação de terras;
- Qualidade da água disponível;
- Localização da indústria;
- Déficit hídrico diário;
- Maquinário utilizado;
- Energia Elétrica.
Quando aplicado e desenvolvido com os corretos produtos de irrigação, o gotejamento é capaz também de elevar a longevidade do canavial.
Manejo da irrigação da cana-de-açúcar
Uma estimativa precisa da quantidade de água a ser aplicada é feita. Além disso, através do estudo da condição atual do solo, planta e clima, é possível pré-definir o intervalo ideal entre uma irrigação e outra.
Através do gotejamento, método mais comum, é possível irrigar a cana-de-açúcar com intervalos geralmente diários. Neste processo, o ritmo acaba sendo de baixo volume e alta frequência.
O ideal buscado é a evapotranspiração padrão do cultivo. Nela, não ocorre estresse hídrico, a plantação fica livre de doenças/pragas e se mantém fértil.
A relação com a Fertirrigação
Por demandar grandes áreas de cultivo, a cana-de-açúcar acaba também exigindo uma grande quantidade de nutrientes. Sendo assim, gera uma quantidade considerável de custos quando a fertilização é feita em formato convencional.
Através da mesma necessidade de redução de custos e economia hídrica, a fertirrigação torna-se, então, uma aliada do método de gotejamento no transporte de água misturada com os devidos nutrientes. Ela assegura que estes componentes estejam presentes nas áreas de maior atividade da raiz, seguindo as condições pré-definidas da produção em geral.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre como irrigar sua produção de cana-de-açúcar e aumentar ainda mais a produção, conte com a Safra Irrigação para selecionar os melhores produtos de aplicação de tecnologia no solo e faça já seu orçamento conosco.