Coordenado pela Embrapa, o Programa Nacional de Solos do Brasil tem como objetivo mapear o solo brasileiro, gerando dados que trarão benefícios para toda a população e ganhos de até R$ 40 bilhões ao país, subsidiando políticas públicas, auxiliando na gestão territorial, melhorando a precisão da agricultura entre outras aplicações. O programa Pronasolos, que será o maior estudo de solos do país, começou em março de 2017 e poderá levar entre dez e trinta anos.

Saiba mais sobre os benefícios do programa e entenda sua importância.

Objetivos do Pronasolos 

O programa Pronasolos, será um estudo completo do tipo de solo em profundidade, incentivando projetos de irrigação e calculando os estoques de carbono no solo. Nas áreas Sul e Sudeste do país, os dados são maiores, diferente das outras regiões do país que possuem um grande número de áreas desconhecidas e perdem muitos tipos de solos extremamente férteis.

Benefícios do programa Pronasolos

  • Melhora a competitividade do país no mercado externo de produtos agrícolas.
  • Está prevista a elaboração de um grande banco de dados desses solos e disponibilização para a sociedade.
  • A implantação do programa Pronasolos deverá proporcionar ganhos na produtividade, economia nos insumos e auxílio na sustentabilidade do sistema agrícola, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa.

Importância do programa Pronasolos

O desconhecimento dos tipos de solo provoca ineficiência da produção e da produtividade, além de causar problemas ambientais e diminuir a competitividade do agronegócio nacional.

A agricultura no Brasil é uma das que apresentam melhores possibilidades de resposta e carece desses dados para o crescimento da produtividade, dando informações necessárias para que se estabeleçam políticas de uso eficiente e mais adequado aos insumos agrícolas e a irrigação.

Para auxiliar no aumento na produção e qualidade do solo, conte com produtos de qualidade para uma irrigação mais eficiente. Conheça os produtos da Safra irrigação.